PROERD vai receber R$ 450 mil para prevenção às drogas nas escolas

Criado desde o ano passado como estratégia de ação governamental para combater a disseminação das drogas no Estado de Rondônia, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) finalmente começará a ser implantado ainda este mês em 32 municípios do Estado, com a intervenção do deputado Adelino Follador (DEM), que com o apoio do deputado Hermínio Coelho, conseguiu a liberação de R$ 450 mil, recursos da Assembléia Legislativa, para sua implementação. Na verdade, segundo Follador, a liberação desses recursos atende a um grande projeto de parceria entre o Poder Legislativo (Escola do Legislativo), Governo do Estado, Polícia Militar e as escolas, para tornar possível sua execução já em 32 municípios do Estado, lembrando que em Ariquemes, em especial, o PROERD só não deixou de existir em virtude do trabalho abnegado do ten cel Valentin, coordenador local, e do cel Ênedy, comandante da PM no Município.

Segundo o deputado, com esses recursos o trabalho desenvolvido pela PM certamente vai ter mais retorno, visto que será possível imprimir cartilhas educativas e orientadoras, material tráfico em geral, aquisição de camisetas e bonés (um kit completo), que se somará às palestras de especialistas da PM nas escolas, “e por isso eu tenho certeza de que vamos ter respostas positivas no combate às drogas”, disse Adelino Follador. Da tribuna da Assembléia o deputado fez ver que o PROERD é um programa de alcance, que infelizmente esbarrou na falta de recursos da Secretaria de Educação (Seduc), e por isso tomou a iniciativa de levar a situação ao deputado Hermínio Coelho, presidente da Assembléia, que apoiou sua proposta, tornando possível a execução do programa. “Agora vamos trabalhar, aliás, já estamos indicando ao Poder Executivo, sobre a necessidade e importância da prevenção às drogas, de forma que o programa (PROERD) se transforme em lei”, disse o deputado lembrando que essa providência deve partir do Poder Executivo, tendo em vista que envolve dotações orçamentárias específicas. No Plenário, praticamente todos os deputados apoiaram a iniciativa do deputado Adelino Follador, que concedeu apartes aos deputados Neodi Oliveira e Epifância Barbosa, que elogiaram o programa e a importância de sua implantação. Follador agradeceu ao deputado Hermínio, informando que esteve com ele acompanhado do cel PM Antunes, coordenador estadual do PROERD, e dele recebeu o apoio necessário. “O custo é muito pequeno em favor da prevenção.

Hoje, 32 municípios rondonienses estão prontos para desenvolver o programa”, destacou. O PROERD é desenvolvido nas redes pública e privada de ensino, dirigido às turmas do 5º e 7º ano do ensino fundamental. É ministrado por policiais militares treinados e preparados para desenvolver essas atividades com metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas. O Programa oferece, em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo; atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram, com o emprego do conhecimento adquirido.

Fonte: Assessoria

Comente

   
     
 
© 2013 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Web - Todos Direitos Reservados Conexao190. Jaru/RO Levando mais Informação.