Planeta gigante 6X mais pesado que Júpiter foi encontrado flutuando sozinho no espaço

Uma equipe internacional de astrônomos descobriu um planeta flutuando sem estar em nenhuma órbita estelar.

Os planetas são vistos, tradicionalmente, de forma uniforme, em uma direção singular e em torno de uma estrela. No entanto, o planeta flutuante chamado de PSO J318.5-22, foi encontrado completamente só, sem nenhum hospedeiro.

Seu movimento não é estruturado e os cientistas não entendem como ele se formou. Na verdade, seus descobridores estão perplexos e imaginam se existe algum tipo de força que o controle.

O planeta foi detectado a 80 anos-luz da Terra e estima-se que tem massa 6 vezes maior que Júpiter. Estima-se também que ele é extremamente jovem, com idade aproximada de 12 milhões de anos. Alguns astrônomos o chamam de “planeta bebê”.

O Dr. Michael Liu, do Instituto de Astronomia da Universidade do Havaí, identificou o planeta através de sua “fraca assinatura de calor”. Ele usou o telescópio Pan-STARRS 1 para rastreá-lo, em Haleakala, Maui, uma cidade do Havaí. Vários telescópios do país foram usados para verificar e validar a descoberta.

Vários exoplanetas já foram encontrados fora do Sistema Solar. Por estar longe de qualquer estrela, seu estudo torna-se mais fácil: “PSO J318.5-22 não está orbitando uma estrela, por isso vai ser muito mais fácil para nós o estudarmos. Ele vai proporcionar uma vista maravilhosa sobre o funcionamento interno dos planetas gigantes gasosos como Júpiter, pouco depois de seu nascimento”, comentou o Dr. Niall Deacon, do Instituto Max Planck para Astronomia, um órgão situado na Alemanha.

  Os cientistas já coletaram mais de 4.000 terabytes de dados através do telescópio Pan-STARRS 1. Isso é mais que a soma digital de todos os filmes já produzidos, todos os livros já publicados e todos os álbuns de música já lançados.

  Todos os dias, mais de 61 mil fotos são registradas por ele.

Fonte: DailyMail

Foto: Divulgação

Comente

   
     
 
© 2013 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Web - Todos Direitos Reservados Conexao190. Jaru/RO Levando mais Informação.