Governo federal libera recurso para socorro às vítimas da cheia em RO

 

Repasse de R$ 884 mil deverá ser feito ao governo do estado.
Autorização foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 26.

 

 O Ministério da Integração Nacional autorizou, por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (26), o repasse de recurso no valor de R$ 884 mil ao Governo de Rondônia para ações de socorro e assistência às vítimas da cheia, além do restabelecimento de serviços essenciais. A Defesa Civil já calcula em mais de 3,3 mil o número de famílias desalojadas e desabrigadas em Porto Velho e 11 distritos – onde o governo federal reconheceu o estado de calamidade pública há uma semana -, Nova Mamoré, Guajará-Mirim e Rolim de Moura, estes em situação de emergência. Na manhã desta quarta, o Rio Madeira atingiu a cota de 19,65 metros.

De acordo com a publicação, o prazo de execução das obras e serviços é de um ano, a partir da data de publicação, tendo em vista a natureza e o volume das ações a serem implementadas através deste recurso, devendo o governo prestar contas em até 30 dias após o encerramento do prazo.

No dia 20 deste mês, o governo federal autorizou o pagamento do FGTS para atingidos pela cheia, que devem ser cadastrados pelas prefeituras dos municípios atingidos. A previsão é de que beneficio seja liberado a partir de abril.

Segundo o último balanço divulgado pela Defesa Civil, mais de 16,5 mil pessoas já foram atingidas diretamente pela cheia. Na última segunda-feira (24), o município de Cacoal também decretou estado de emergência após as fortes chuvas que atingiram a região. A força da água destruiu pontes, invadiu residências e abriu uma cratera da BR-364.

 

Comente

   
     
 
© 2013 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Web - Todos Direitos Reservados Conexao190. Jaru/RO Levando mais Informação.