Regularização Fundiária começa na próxima segunda-feira em 42 propriedades de Jaru

Uma reunião, realizada na manhã desta terça-feira (10) no Centro de Convenções em Jaru, tratou da regularização fundiária no município.

A Associação dos Produtores Rurais e Chacareiros (ASPROCHACRA), juntamente com a prefeitura, através da secretaria municipal de agricultura (SEMAGRA) discutem desde o inicio do ano medidas para viabilizar a regularização fundiária urbana e rural do município regulamentando todo o setor chacareiro e também os Distritos de Bom Jesus e Tarilândia.

A regularização deve começar na próxima segunda-feira (16) pelo Setor do Areal, onde estão concentradas aproximadamente 42 chácaras. Ficando os chacareiros responsáveis pela aquisição dos marcos que irá demarcar os limites das propriedades.

Aprincipio será realizado o levantamento topográfico e o georreferenciamento, através do qual será gerada a planta baixa com mapa geral do perímetro com o responsável técnico (RT).

Entre as vantagens da Regularização, estão: Valorização do imóvel, acesso aos programas oferecidos pelos governos, municipal, estadual e federal e ao crédito bancário.

De acordo com a coordenadora da regularização fundiária no Estado, Edneia a regularização será feita por execução direta por técnicos da SEMAGRI, para garantir celeridade no serviço. “Todos os chacareiros serão atendidos, mas a regularização será realizada por etapa”, destacou.

Segundo a prefeita, Professora Sonia a regulamentação está entre as prioridades do executivo municipal. “A falta de regularização gera uma série de limitações para a qualidade de vida das famílias, e para o desenvolvimento do município”, frisou.

Evandro Padovani, secretario de estado de agricultura, reafirmou o compromisso do governo do Estado com Jaru e disse que a Regularização fundiária, significa segurança jurídica e bem estar para o produtor.

Waltenes Diniz, secretário municipal de agricultura lembrou que a organização dos chacareiros em associação, foi um dos principais requisitos para a conquista. “Estamos trabalhando em busca do desenvolvimento da agricultura familiar”, comentou.

A ASPROCHACRA conta atualmente com aproximadamente 60 sócios em um universo de mais de 200 chacareiros.

O presidente da ASPROCHACRA, Claudinei Ribeiro falou da satisfação em poder regularizar as propriedades.“Pra gente é uma grande vitória, pois com a regularização poderemos implementar a nossa produção”, frisou.

O presidente da câmara de vereadores, Josemar da 34, disse que a regularização é resultado da preocupação da administração em planejar o município, fazendo com os produtores rurais sejam reconhecidos. “O homem do campo é a mola mestre para o desenvolvimento”, frisou.

Mais de 100 chacareiros participaram do encontro que contou ainda com a presença da prefeita, Professora Sonia, o secretario de Estado de Agricultura Evandro Padovani, a coordenadora da regularização fundiária no Estado Edneia Gusmão, além do presidente da câmara de vereadores Josemar da 34, vereador Benildo Márcio, Edmilson Moreira, o presidente da ASPROCHACRA Claudinei Ribeiro e o vice-presidente da FETAGRO, Lázaro Dobri.

Comente

   
     
 
© 2013 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Web - Todos Direitos Reservados Conexao190. Jaru/RO Levando mais Informação.