Porto Velho vai sediar pela primeira vez Congresso Internacional do Leite

Porto Velho vai ser a primeira capital da região Norte a sediar uma das edições do Congresso Internacional do Leite. A 12ª edição será realizada no campus do Instituto Luterano de Ensino Superior (Ulbra), de 5 a 8 de novembro, com o apoio do governo de Rondônia, Embrapa e das Secretarias de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes).

De acordo com o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Duarte Vilela, a opção representa o reconhecimento da grande ascensão pela qual passa a atividade leiteira local. “Ao trazer Rondônia para o centro das discussões sobre os principais aspectos da cadeia produtiva do leite, queremos contribuir para alavancar ainda mais a atividade na região”, diz Vilela.

Os participantes terão a oportunidade de debater com os maiores especialistas do mundo questões sobre à agricultura familiar, qualidade do leite e segurança alimentar, o papel da extensão rural no desenvolvimento da cadeia produtiva do leite; sistemas de produção e meio ambiente. Serão realizados ainda, fóruns voltados exclusivamente para os problemas da pecuária de leite local.

Laboratório

Ano passado foram iniciadas as obras do Laboratório de Qualidade do Leite, localizado na sede da Embrapa Rondônia, em Porto Velho. É um dos cinco pólos nacionais apontados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a instalação do Laboratório que atenderá toda a Amazônia Ocidental, e onde serão realizadas as análises do leite produzido em Rondônia, Mato Grosso, Acre, Amazonas e Roraima.

As propostas de fortalecimento da parceria para construção do laboratório foram entregues em 2011 ao governo estadual, mas outras já vinham sendo discutidas com ex-governadores, pois é fundamental a parceria com o Estado.

A Embrapa se comprometeu com a cessão da área, em regime de comodato, para a instalação dos equipamentos; disponibilização de profissionais da área de pesquisa e química para atuação no laboratório e compra de equipamentos de alta tecnologia.

 

Fonte: Decom

Comente

   
     
 
© 2013 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Web - Todos Direitos Reservados Conexao190. Jaru/RO Levando mais Informação.