Jaru inicia programação da “Campanha Outubro Rosa”

rosa“Jaru na luta contra o câncer de mama e colo uterino”.  A secretaria municipal de saúde de Jaru iniciou nesta segunda-feira (21) a programação da “Campanha Outubro Rosa”. A abertura oficial foi realizada no Centro de Convenções e contou com palestras e orientações.

A empresária Sueli Teresinha vitima do câncer emocionou a todos com o seu depoimento. Sueli pediu para que as mulheres se amem mais. A empresária descobriu a doença após um ano depois de ter realizado diversas tentativas. “Não se acomodem, busquem atendimento. Porque a cicatriz não é na pele, mas na alma”, disse Sueli.

O dia foi encerrado com a “Caminhada Rosa”, na oportunidade foram distribuídos folders para informar o cronograma dos atendimentos da secretaria de saúde.

A campanha tem como finalidade reduzir a mortalidade em virtude do câncer de mama e câncer uterino, além de informar a população sobre os riscos, exames e tratamentos para a doença.

De acordo com a prefeita, Professora Sonia, essa é uma oportunidade para chamar a atenção para importância da prevenção. “O câncer não escolhe cor, raça, sexo, classe social, religião. Portanto cuidem se!”, frisou a prefeita.

A secretaria montou também um cronograma de triagem e exames alternativos nas Unidades Básicas de Saúde ao longo da semana. O público alvo são mulheres que iniciou a vida sexual e que estão entre 25 e 64 anos, faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde. “O que não quer dizer que as mulheres fora da faixa etária devem deixar de fazer”, lembrou a secretária de saúde Emanoela  Sousa.

De acordo com o cronograma elaborado pela secretaria os atendimentos voltados à saúde da mulher serão realizados 21 a 25 de outubro das 17h00min ás 21h00min. Durante a semana também serão realizadas palestras nas escolas sobre os cuidados e prevenção do câncer do colo do útero e de mama.

Emanoela Sousa pede que todas as mulheres participem da programação e estejam atentas aos cuidados para a prevenção da doença. “A mulher maravilha não existe! Por isso vamos nos cuidar, porque doente não cuida de doente”, disse Emanoela.

 

ATENDIMENTOS ALTERNATIVOS

 

Os atendimentos acontecem de 21 a 25 de outubro das 17:00 ás 21:00 nos seguintes locais:

Dia 22: Centro de Saúde Marcelina Tereza – Setor 08 e Clinica da Mulher – Setor 04

Dia 23: Osvaldo Cruz – Setor 02 e Ruth de Souza – Setor 07

Dia 24: Carlos Chagas – Setor 05.

 

A coordenação avisa que é preciso levar o cartão do SUS, documentos pessoais (CPF e RG) e a certidão de nascimento ou casamento.

Comente

   
     
 
© 2013 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Web - Todos Direitos Reservados Conexao190. Jaru/RO Levando mais Informação.