Escola Dayse Mara desenvolve trabalho de Literatura de Cordel

Alunos do 2º Ano “D” da escola Dayse Mara de Oliveira Martins, em Jaru, pertencentes à Educação de Jovens e Adultos (EJA) realizaram na noite da última quinta-feira (17) a apresentação oral dos trabalhos produzidos dentro da Literatura de Cordel. O trabalho contou com a participação especial do professor Ivanildo Oliveria apresentando algumas músicas que predominam na região nordeste.

Responsável pela atividade na turma, a professora Lenir Correia Coelho demonstrou satisfação com os resultados alcançados. “A produção dos cordéis pelos alunos demonstra que quando há motivação à leitura e à escrita, todos são capazes de produzir bons textos”. Lenir Correia explica ainda que o objetivo do trabalho foi resgatar a cultura nordestina, permitindo que a escola seja espaço de conhecimento cultural regional, onde o saber dos códigos e linguagens se entrelacem com o popular, enriqueça o vocabulário e permita que os alunos sejam protagonistas do saber pedagógico.

Os cordéis escritos pelos alunos abordaram as mais diversas temáticas desde o cotidiano pessoal, no caso de Um Mineirinho, A Vida que Vivemos, A Volta que a Vida Dá, Rei do Baião, Meu Jeito de Ser, Minha Vida; questões religiosas: Adão e Eva; passando por situações do dia a dia como O Gato e o Cão; pelo folclore brasileiro como A Proeza de João Grilo; até pela situação difícil do país como Corrupção no Brasil, o Reflexo no Brasil, sem contar com os valores humanos contidos na produção Amizade. Alguns estudantes se caracterizaram de acordo com o contexto literário, enriquecendo assim a apresentação dos trabalhos produzidos por eles.

A produção literária feita pelos alunos será revisada e posteriormente transformada em livros que estarão disponíveis para leitura durante o “Dayse Maravilha das Artes” que ocorrerá em novembro deste ano nas dependências da escola Dayse Mara.

Fonte: Assessoria

Comente

   
     
 
© 2013 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Web - Todos Direitos Reservados Conexao190. Jaru/RO Levando mais Informação.